quarta-feira, 25 de maio de 2011

Você está onde a sua atenção o leva!



          Você está onde a sua  atenção o leva. Em verdade, você é a sua atenção. Se  a  sua  atenção éfragmentada, você está fragmentado. Quando a sua atenção está no passado, você está no passado.
                                                                                                                                   Ken Carey

         Quem nunca distraiu-se e perdeu ou  esqueceu algo importante,  ou mesmo cometeu algum erro no trabalho  por causa de distração?  Falar  sobre  atenção  pode  ser  até  um  pouco  diferente,  porque não paramos  para  pensar  na sua importância. Se você descobriu que ao ler algo, assistir  a alguma palestra ou  aula na escola, tem dificuldade em prestar atenção ao que  está  sendo dito,  neste  informativo quero te mostrar outros pontos de vista sobre este assunto.
         No inicio  da  era pré-histórica  que  o  homem vivia  nas  cavernas, o  que valia era a força, vencia sempre o mais forte. Depois na idade media, o poder vinha de quem detinha a informação. Atualmente a informação está ai pra todos. O  problema  é  que  tem  tanta informação que as pessoas não conseguem captar toda, por que não conseguimos prestar atenção em tudo com qualidade.
         Se a nossa  atenção  se tornou o poder, quem tem a possibilidade de melhorar  de vida é quem sabe gerenciar e fazer bom uso. O  que  acontece, é  que  ninguém para e observa o que acontece dentro de si, pois não somos ensinados a isto. Eu estou aqui dentro. Já parou para pensar isto? Não observamos  qual pensamento é que causou tal sensação. Ai resta uma pergunta para fazer: Estou aqui  dentro fazendo o que? Passeando? Não costumamos a entrar  na sala de controle da nossa cabeça. Temos que pensar, que passamos vinte e quatro horas  ao dia tomando conta da gente mesmo.
         Há  pessoas  que  pensam  as  avessas  prestando  muita atenção, ao que importa pouco, e  pouca atenção ao que importa  muito. Por  exemplo  normalmente podemos sair  de casa com tantas coisas em nossa mente que não é ela que se dirige ou que se gerencia, na verdade é a mente inquieta. E assim obter resultados não muito agradáveis como acidentes ou mesmo esquecer das coisas.
         Na verdade este sintoma é uma oportunidade que nos mostra o quanto precisamos aprender a lidar com a nossa atenção  no  momento presente. Estando direcionada  para melhoria de vida, podemos obter resultados  positivos. Quando voltada  para coisas não tão importantes, como atitudes destrutivasou egoístas, obtemos somente dificuldades e desequilíbrios. O que prevalece é uma atenção que não nutre e alimenta as nossas realizações.
         No fundo isto depende das nossas escolhas no dia a dia. Estas podem ser conscientes ou não. Muitas vezes no automático, ou desatentos fizemos escolhas que não são verdadeiras, como por exemplo não estudar para  aula de  música, ou escola, desperdiçamos água, gastamos mais dinheiro do que ganhamos ou ficamos nos colocando para baixo etc.
         Então é muito importante aprender a gerenciar nossa atenção!
         A  primeira  dica  que  dou  é pensar como um "motorista" que dirige sua atenção como algo muito importante. E  não  como  um  "passageiro" que deixa se levar pela mente inquieta. Conquistar esta qualidade pode ser desafiador para nós.
         A   Segunda  dica é que a  prioridade é o momento presente, é focar no que esta fazendo e sentindo. Fazer escolhas  que  não são legais, verdadeiras ou  nutritivas é fácil e sedutora. Como a crença popular diz: "Para baixo  todo  o santo ajuda".  Fazer  escolhas verdadeiras que nos  alimentam é difícil, como encarar a subida de   uma  ladeira: Dá  trabalho, exige  esforço  a  recompensa é a  oportunidade de melhorar a vida.
          A terceira dica é : Temos que pensar que estamos aqui, e aqui precisa de mim, quando eu  estiver lá, também quero estar num aqui, e vai ser  um novo aqui. Cada hora é hora de estar onde você está, de fazer o  que  está  fazendo  inteiro, de  curtir. Mesmo  se  for desagradável, ele deve ser enfrentado e aprendido para  nunca mais acontecer.
         "Quando nos ocupamos com o presente, o passado e o futuro deixam  de ser um problema.”

0 comentários :

Postar um comentário